segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MINHA HISTÓRIA DE LEITURA

(Este é  bem sentimental, o típico texto "mulherzinha". Mas é onde tudo começa.)


          Era uma vez uma menininha que se apaixonou pelas histórias contadas pela sua avó. Vovó Elena nem sabia ler, mas contava históras como ninguém e a preferida da Regina era "São Jorge e o Dragão". Assim, acreditava que o bem sempre vencia o mal e que todos seriam felizes para sempre.

          Quando a menina aprendeu a ler, ganhou de presente do pai a coleção completa de livros de Monteiro Lobato. Leu e releu e releu... E descobriu que a leitura era uma outra maneira de "ouvir" histórias. Depois, contava-as para quem quisesse ouvir. Começava a perceber um outro mundo, diferente daquele onde vivia, mas muito bom também.

          Para a mocinha e, mais tarde, para a moça, os livros foram mudando, porque, além da necessidade de prazer e de informação, testemunharam, silenciosamente, todas as mudanças, conflitos e acontecimentos da vida dela. Algumas vezes, com um assunto diferente, outras, com uma opinião acertada e, ainda outras, com uma singela narrativa.

          Este foi o início de uma história que ainda não terminou porque, dentro da mulher que ela é, habitam a menininha, a menina, a mocinha e a moça, fazendo com que ela busque e encontre alegria em todo tipo de livro. E continua acreditando que o bem que existe no encantamento da leitura pode vencer o mal, venha de onde vier, especialmente da desinformação. Palavras dela: "A felicidade, como um todo, não existe. Ela está em tentar ser feliz todos os dias e ler um livro é uma das melhores tentativas."

,         

4 comentários:

  1. Texto lindo, singelo... um outro lado da cronista que nos faz rir. Acredito que você tenha muitas histórias de si mesma para contar, Regina... Nos presenteie com suas memórias (no bom sentido, não tô te chamando de velha!) com essa linguagem repleta de lirismo.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  2. E aí vai um segredinho da cronista que poucos conhecem...
    Eu, enquanto afilhada e fã, posso dizer que, além de uma cronista maravilhosa, ela é uma EXCELENTE contadora de estórias!!!
    rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Regina querida,será que vc aprendeu a ser contadora de histórias com a Tia Georgina ??? Ela é fabulosa nessa arte !!! Teve um dia de natal, 25 de dezembro de já faz um tempo(kkkk) que ela começou a contar histórias para distrair as crianças (sim, eu estava entre elas, mesmo não sendo tão criança) . Em pouco tempo todos so sobrinhos estavam sentados em volta dela rindo a valer. Quando acaba uma, pedíamos outra. E ela ia inventando, criando e nos alegrando.
    E sabe, tb tive a coleção de Monteiro Lobato, uma delícia !
    E vc , Regina, como coloca seus pensamentos de forma tão leve e delicada. Adoro ler e reler seus Contos !
    E que bela definição sobre a Felicidade !É isso msmo, temos que tentar ser felizes todos os dias !

    Mas olha, o período de festas de fim de ano já acabou. Seus seguidores e fãs estão ansiosos por sua volta aqui.
    Voltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Ler é uma dádiva! Ler é um espécie de lugarzinho no paraíso de tão bom que é.
    E saber contar histórias também...
    Adorei!
    beijocas

    ResponderExcluir