sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A LIQUIDAÇÃO

(Inverno acabando, primavera chegando, ofertas e promoções se anunciando... Xô, tentação!!!)




          Num início de tarde, uma mulher entrou num shopping, esbaforida e com uma lista de compras na mão. Estava vestida simplesmente, com os cabelos presos num coque mal feito, sem maquiagem ou perfume. No mesmo instante, Deus chamou um anjo auxiliar e ordenou:

          - Traga essa perua para cá, chegou a hora dela.

          O anjo partiu em defesa da mulher:

          - Perdão, Senhor, mas "perua" é o que ela não é. Essa moça casou nova, tem três filhos, trabalha fora. Não tem tempo para se cuidar.

          O Todo Poderoso consertou:

          - Tá bom, traga essa mocreia para cá.

          O anjo não desistiu:

          - Senhor, dê uma chance para ela aproveitar a vida, ter um pouco de alegria. Tenho uma ideia: esta semana tem liquidação nos shoppings da cidade. Vou fazer uma pequena alteração na lista de compras dela, que só tem coisas para a família: pilhas para o radinho do marido, meias para as crianças, panela de pressão. Por favor, Senhor!

          ELE, então, decidiu:

          - Vamos fazer o seguinte: uma alteração e uma hora a mais de vida.

          - Deus seja louvado! Assim, ela vai morrer feliz.

          Quando a mulher foi conferir a lista, notou que havia sapatos da loja do segundo andar. Achou estranho, não lembrava de ter colocado isso, logo ela que achava supérfluo tudo relacionado à moda. Mas resolveu ir até lá, por curiosidade. Os sapatos estavam baratíssimos, por causa da liquidação, e ela comprou um modelo bem moderno, bonito, que calçou como uma luva. Ficou feliz, mas durou pouco. Lembrou que não tinha bolsa para combinar com o sapato. Começou a se arrepender, achando tudo bobagem e voltou àquele estado de espírito desanimado e conformado.

          Notando o que aconteceu, o anjo pediu outra vez:

          - Só mais uma alteração e mais uma hora.

          O Criador concordou e, ao olhar novamente a lista, a mulher leu, com espanto, bolsa, na loja do final do corredor. Comprou uma que casava bem com o sapato, já sem culpa. Afinal, era liquidação. Mas, de que adianta sapato e bolsa sem uma roupinha nova? A insatisfação tomou conta dela.

          Porém, ela tinha um competente advogado. Mais uma alteração na lista para comprar um vestido lindo, bem em conta, e mais uma hora de vida. E o cabelo? Sem vida, mal cortado. Que tristeza! Mais uma hora de bonificação, usada no cabeleireiro, que, por acaso, estava na lista, com hora marcada e tudo. Até unha ela fez, pois havia uma promoção para quem cuidasse do cabelo.

          A tarde estava acabando, a noite vinha chegando e os itens não paravam: jóia, perfume, batom. Até que Deus se encheu e deu um basta:

          - Chega, anjo, acabou minha paciência! Eu não sou Jó!

          - Perdão, Senhor. Fiz com a melhor das intenções.

          - De boas intenções, o inferno está cheio. - disse o grande Chefe.

          Derrotado, o anjo explicou:

          - Eu achei que, aproveitando a liquidação, ela pensaria um pouco nela e encontraria o equilíbrio e a satisfação.

          E o Pai, em Sua sabedoria:

          - Acorda, rapaz! Mulher equilibrada e satisfeita com compras? Nem em outra encarnação. Liquida logo!


        

Um comentário: