quinta-feira, 15 de março de 2012

MENOS É MAIS

( Depois da "Poesia Matemática", de Millôr Fernandes, seria muita pretensão me aprofundar na matéria. Nesta crônica, usei o básico e olhe lá! Façam as contas. )

          Virou mania mandar ou receber frases com mensagens de autoajuda. Outro dia, li uma que me inspirou: "É fácil amar a humanidade, difícil é amar o próximo." Se a pessoa CALCULAR, notará que existe uma grande preocupação com fatos MAIORES, onde a mobilização atinge o MÁXIMO. Por outro lado, quase não há a MÍNIMA atenção para os MENORES, que acontecem diariamente e estão à sua volta.

          Quanta revolta contra atentados, guerras, crimes famosos! Mas a violência está, também, em não dar bom dia para o seu porteiro, esquecer que a família existe ou brigar com alguém por motivo tolo. São pequenos atos que irão se SOMAR e aumentar a tensão do dia, que tinha tudo para ser bom.

          Críticas à honestidade de políticos, governantes e superiores (o chefe, o síndico do prédio, o gerente do banco) são constantes. Um absurdo o rombo no orçamento, o desvio de verbas, as fraudes, o superfaturamento de obras! Um absurdo, do mesmo modo, é furar fila, praticar pequenos furtos em lojas, aceitar o troco a mais, ocupar a vaga de deficiente não sendo e tomar o lugar do idoso no ônibus! São pequenas atitudes que irão DIMINUIR as chances de todos em benefício de alguns.

          Esse assunto continua rendendo: meio ambiente. Passeatas, carreatas, naviatas (do Green Peace) no combate ao desmatamento, à poluição ambiental e à caça predatória. Abaixo a indústria X! Cadeia para o fazendeiro Y! Fechem a empresa Z! As manifestações acabam e RESTA o lixo jogado na rua, na praia, no morro. Papéis, plásticos, vidros e metais acumulados, entupindo bueiros e provocando enchentes, quando chove. São pequenos hábitos que irão MULTIPLICAR os prejuízos ao meio ambiente, às pessoas e aos animais.

          Qual a SOLUÇÃO para tantos PROBLEMAS?

          RESPOSTA: DIVIDIR as responsabilidades, onde cada um (no seu QUADRADO) assume a sua PARCELA no TODO que é o bem comum.

          Que nota eu tirei?

9 comentários:

  1. Ei!! Que sds....
    Verdade!! Tens razão. Bjs. Jan.

    ResponderExcluir
  2. Oi mana,
    Muito focada a tua escrita. Pena que poucos se tocam e adotam essa postura.
    Bjs Marcia

    ResponderExcluir
  3. Nota 10, amiga. O foco é esse mesmo. A gente fica tão preocupado com o que o outro está fazendo, a macro ou a micro, que "deixamos de perceber" os nossos próprios deslizes ou fechamos os olhos para nossas atitudes ou, ainda, empurramos pra baixo do tapete. É que nem meleca... todo mundo tira. hehehe Mas a primeira coisa que a gente precisa fazer é um esforço muito grande pra "apontar o dedo" para nós mesmos. Pra curtir a culpa? Não. Pra transformar. Chico Xavier disse alguma coisa tipo "ninguém pode voltar atrás para fazer um novo começo, mas podemos começar de novo para fazer um novo fim." Então tá... vamos começão falando a verdade para nós mesmos. É um bom começo. Beijos amiga. Eliane

    ResponderExcluir
  4. Nota DEZ sem dúvida Regina!Falar é fácil,difícil é fazer... Tem toda razão,cada um deve fazer a sua parte,já é uma grande coisa. Adorei a crônica, nesses tempos de frases de efeito ,você pos a mão na ferida... Bjs Lena

    ResponderExcluir
  5. Nota Dez Regina, todos esses problemas inclusive as drogas, são sociais e se cada um fizesse a sua parte não estaríamos neste caos. bjs... Iracema

    ResponderExcluir
  6. Mana, daria 10 mas como você fez "NORMAL", dou 1000 mesmo!!!
    Muito legal!!!
    Bjs Jair.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, você tem toda a razão, pensam alto, mas esquecem o mais importante, as pequenas coisas que se transformam em grandes bolas de neve.

    ResponderExcluir
  8. Nota 1 milhão!!! Até, com certeza, dividir a limpeza da louça em casa pode fazer uma grande diferença. Obrigada por seus ótimos textos! Beijos com carinho!

    ResponderExcluir