domingo, 20 de março de 2011

DOMINGO

( Dia de Domingo: descanso, diversão, despesas... Diferente dos demais? )

          Hoje é Domingo, pé de cachimbo!

          Pode ser, também, como dizem as canções, dia de pagode na casa do Vavá, de viver o amor e a traição no parque, de ver o mais querido no Maracanã ( como está fechado, tem que ser no Engenhão ). Pode não ter coisa alguma para fazer, numa chuva interminável, ou pode dar praia, iluminada pelo Cauê ( é o solzinho símbolo do PAN no Rio de Janeiro, já esqueceram? ). É de praxe o almoço com a família, mas vale se isolar do mundo, quem não se chama Raimundo.

          Uma vez por ano, em maio e agosto, filhos podem limpar a barra com a mãe e com o pai. Os chocólatras podem se fartar de ovos e bombons, com as bênçãos do Coelhinho da Páscoa. E todos podem se acabar no Domingo de Carnaval.

          Para o Faustão, é Domingão. Para quem toca acordeão, é Dominguinhos.

          Imprensado entre as lembranças do Sábado e a perspectiva das coisas para fazer na Segunda-feira, entre o passado e o futuro, o Domingo é um presente dos deuses ansiosamente esperado para uns e de grego para outros. Apesar da lei divina, pois até Deus descansou depois de criar o Universo, muitos trabalham nesse dia. Mas até o trabalho fica diferente dos demais dias da semana.

          Os acontecimentos da nossa vida ficam mais marcados na memória. O coração do meu velho obrigou-o a cair fora deste planeta, dizendo "Fui!" e deixando uma saudade eterna na presença desse dia. Em compensação, foi também num Domingo que um dos meus sobrinhos chegou a este mesmo mundo, dizendo "Tô na área!" e alegrando toda a galera familiar.

          Mais um Domingo... É complicado entendê-lo, tão cheio de contrastes e particularidades. Uns gostam, outros não. Nada lhe tira a peculiaridade. Entretanto, só há uma certeza: semana que vem, tem mais.

Um comentário:

  1. É isso mesmo que vc diz: uns gostam...outros não.
    Mas o que nos conforta é que para cada domingo que nos deixou tristes haverá muitos outros que trarão alegrias inesquecíveis.
    Por exemplo , no domingo já me animo pq sei que vou encontrar um Conto e Desconto aqui.E isso é bom demaissssssssssssssss !!!
    Desejo um ótimo começo de semana para você, querida .
    Beijos.

    ResponderExcluir