sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2 061 - UMA ODISSEIA NO MAR

( O jornal O Globo, no Segundo Caderno, tem a coluna " Há 50 Anos " : fatos de um passado que, às vezes, continuam acontecendo no presente. Mãe Regina faz uma previsão para daqui a 50 anos. O futuro a Deus pertence, mas todos querem saber, certo? )


          Correrá o ano de 2 061 e as previsões mais catastróficas se concretizarão. O mar secará! Virará sertão. No mundo inteiro, todos os povos se conformarão. Mas os cariocas, viciados em praia, aproveitarão uma ideia de mais de cinquenta anos atrás e construirão piscinões. Ipanema, Copacabana, Barra, será tudo piscinão. Haverá até eleição para escolher o mais bonito e letras de músicas serão adaptadas para homenageá-los.

          O outrora poderoso  e cultuado Netuno, deus dos mares e dos oceanos, estará encostado no Olympo. Sem ter o que fazer e sentindo falta da adoração, reunirá seus súditos, todas as criaturas dos mares extintos. Anunciará que irá reinar nos piscinões mesmo, acreditando que as pessoas terão mudado, aprendido a lição, depois de tudo o que acontecerá, como consequência de seus atos de agressão ao meio ambiente.

          Quando a aquática comitiva chegar ao primeiro deles, em Ramos, notará que as coisas não serão tão diferentes assim. As águas estarão poluídas com latas, copinhos e garrafas e, por isso, os peixes jogarão cargas ao mar ( piscinão ). Um palito de queijo de coalho quase furará um dos tentáculos do polvo. Alguns cavalos-marinhos bobearão e virarão espetinho de camarão. E a estrela-do-mar? Com um jeitinho nas suas pontas, será a bola da pelada na areia.

          A poluição será sonora também, com os gritos dos vendedores ambulantes e a música dos vários gêneros ( pagode, funk, hinos religiosos ). O pinguim gemerá, com a pele descascando de tanto sol. As sereias chorarão porque as mulheres dirão que elas precisam botar silicone nos seios e que as escamas são, na realidade, celulite. Até a baleia reclamará que está encalhada por ser gorda. O siri travará uma luta de vida ou morte com um pitbull sem focinheira.

          A gota d' água será quando houver um arrastão e cortarem os cabelos de Netuno para fazer peruca. O futuro rei dos piscinões descarregará sua fúria formando uma ressaca. Será uma festa! No mesmo instante, surfistas pularão na água com suas pranchas, crianças furarão ondas e jet skis farão manobras radicais, por cima e por baixo dos banhistas.

          Arrasado, sem prestígio, Netuno já estará se preparando para  voltar à monótona vidinha de aposentado, quando, de repente, será carregado nos braços da galera e homenageado com cânticos e oferendas. Idolatrado, dirá ao povo que fica. O que ele não saberá é que um bêbado, ao vê-lo com seu tridente, irá confundi-lo com Exu Capeta e o pessoal acreditará. Será despacho pra lá, gente com o diabo no corpo estrebuchando pra cá, e ele se achando um deus. Como será para o bem de todos e felicidade geral da nação... 

5 comentários:

  1. Ihhhhhhhhhhhh , Mãe Regina fazendo previsão ???
    Que medo!!! Mas tem grandes chances de se realizarem, sabe ?
    Pq do jeito que as coisas se encaminham...
    Permita Deus que eu não esteja aqui para presenciar esta catástrofe. hahahahhahahahah
    Tadinho do Netuno !!!
    ADOREI !!!
    Esse conto me fez dar boas risadas, imaginando esse cenário assustador. kkkk
    Beijos para vc, querida.

    ResponderExcluir
  2. Nós que somos frequentadoras assíduas da praia bem sabemos da sujeira que encontramos na areia e dentro d'água. Mãe Regina está certíssima em suas previsões. Vamos salvar nossas praias! Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses contos com toque de humor!Coitado de Netuno, por essa ele não esperava! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses contos com toque de humor!Coitado de Netuno, por essa ele não esperava! kkkkkkk

    ResponderExcluir