sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VERDADE PROIBIDA

( O mês começou com o Dia de Finados. É pouco para lembrar nossas pessoas queridas que já partiram desta para melhor, creio eu. Pode-se ou não acreditar numa vida depois da morte, mas, se existe, que esse "nosso lar" seja bem humorado, assim como esta história. )


          - Anjo, o que é desta vez? As filas estão imensas.

          - Meu São Pedro, uma senhora quer lhe falar. Ela critica o critério de entrada no céu, por ordem de idade.

          - Que mal eu fiz a Deus? Tá, manda ela vir aqui. ( Uma mulher com idade avançada se aproxima. ) Minha senhora, qual é o problema? Há milênios que é assim, por idade.

          - Ô meu santinho, por favor, não fale essa palavra! ( Benze-se três vezes. )

          - Existe um julgamento divino. Deixa eu explicar: bebês e crianças entram primeiro porque não têm pecado. Depois, os jovens, os adultos e, por último, os idosos, que viveram mais e, normalmente, pecaram mais.

          - Não concordo, São Pedro. Pra que todo mundo aqui ficar sabendo quantos anos eu tenho? Assunto mais desagradável! Quando estava viva, quase tudo exigia ano de nascimento. Parece até que a gente tem um prazo de validade. Mude para ordem alfabética.

          - Mas seu nome é Abigail. Você será das primeiras a entrar e não terá muito tempo para preparar sua defesa. Poderá ir para o inferno.

          - Inferno eu já vivi na Terra para esconder a ( benze-se ) idade. Um amigo, numa festa, lembrou, em voz alta, que tínhamos ido à inauguração do Maracanã, em 1 950. Numa excursão de ônibus, o guia fez as apresentações das pessoas do grupo, acrescentando a data de nascimento completa. Isso no microfone! Antes que ele falasse a minha, ameacei saltar no meio da estrada. E o meu neto? Ao responder que eu tinha trinta e sete anos, disse que era impossível, pois o pai dele, meu filho, tinha quarenta. Que falta de assunto!

          - Abigail, agora você morreu. Pare com essa bobagem!

          - O senhor acredita que, até na morte, eu sofri? No velório, o padre repetiu três vezes a minha ( benze-se ) idade. Posso voltar só um pouquinho para assombrar o sono dele?

          - Não se preocupe mais com isso. Deus sabe de tudo. Você poderá perder pontos com Ele, se começar sua vida eterna com uma mentira, que é pecado.

          - São Pedro, eu já paguei meus pecados. Aguentei horas em filas para não ser atendida nos guichês especiais. Paguei ônibus sem precisar, inteira nos cinemas e teatros. Atrasei a minha aposentadoria, pois adulterei a minha carteira de identidade. Pode deixar. Com Deus, eu me entendo.

          - Mas Ele sabe que você nasceu em 1 9...

          - Para! Para! Perdão, São Pedro, mas antes de ser santo, o senhor é um cavalheiro e sabe que não se deve comentar isso com uma dama.

          - Será que eu joguei pedra na cruz? E o Antônio diz que inveja  meu trabalho. Alega que dá um duro danado para arranjar casamentos, enquanto eu só abro e fecho as portas do céu. Leve a  Abigail, anjo. Quero ver como Ele vai se sair dessa. Vai para o céu ou não vai?

          Algum tempo depois:

          - São Pedro! São Pedro!

          - Conta, anjo, conta!

          - Dona Abigail foi direto para o céu. Conseguiu uma audiência privada com Deus.

          - Mas como? Às vezes, até para mim é difícil.

          - Ela entrou na sala, perguntando qual a idade dEle e que, como Deus, não poderia mentir. Ele pigarreou, mandou que eu saísse e fechasse a porta. O que conversaram, ninguém sabe, pois foi a portas fechadas. Céu sem escalas para ela! Ah, e tem mais, Ele falou para o senhor parar com essa conversa de idade.

          Assunto encerrado!

5 comentários:

  1. Oi Regina,
    que delícia!
    Estava com muita saudade do seu texto sempre bem humorado!
    Beijoca,
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. e um momento de puro prazer,ler e reler suas historias.continue e acredite.cada conto vce aumenta um ponto.sera que algum dia tera o seu devido reeconhecimento.viva regina um suspiro de alegria para todos.
    beijos e continue nao esmoreca
    daniel

    ResponderExcluir
  3. Essa é a Regina nos seus melhores momentos. Um texto leve e bem humorado como só vc sabe fazer.
    Abs
    Fabio

    ResponderExcluir
  4. Reconheço essa personagem! ahaha. Muito muuito muito bom!
    beijos da familia Bustamante inteira! x

    ResponderExcluir
  5. Dindinha!!!!
    AR-RA-SOU!!!!!!
    Acho que sabemos pra quem vc escreveu este texto rsrsrsrs.....
    Mas tem muitas pessoas como ela!!!!
    (inclusive eu - Ju - rs...)

    Beijões da Ju e da Lena!!!!

    ResponderExcluir