domingo, 1 de fevereiro de 2015

A VOZ DA VEZ

( Preparem seus corações para baterem no ritmo da história ! )

          Maluca, maluca, mil vezes maluca!

          Uma mulher casada, três filhos, já chegando aos cinquenta, correndo atrás de um sonho da juventude, só pode ser muito doida. Os pés incharam e doem do aperto da sandália. A roupa, cheia de plumas e paetês, pinica e coça o corpo todo. Um calor do cão e a chuva impiedosa destruíram a maquiagem que a filha fez nela com o maior capricho. Até a bunda ficou dormente, de tanto tempo sentada no meio-fio. Cadeira? Nem pensar!

          Bem feito por cismar em desfilar numa escola de samba do Rio de Janeiro, qualquer uma servia! Nascida e criada em cidade do interior de Santa Catarina, via pela televisão aquele espetáculo de cores e som e se imaginava lá. O sacrifício começou em ficar devendo favor ao amigo do amigo do marido, diretor de harmonia. Mais o dinheirão da fantasia. E tome decorar samba-enredo!

          Como se não bastasse, o marido e os filhos caíram na pele dela, dizendo que deveria sair na ala das baianas, por causa da idade e dos quilinhos a mais. Os cariocas que conhecia olhavam como se pensassem: "Tem gringa no samba..." Sonho de menina? Acorda, mulher!

          Escola com nome de árvore. Cantor com nome de fruta. Que praga! Agora já era, o mal estava feito.

          Começa o aquecimento para iniciar o desfile. A bateria dita o ritmo, o cavaquinho toca alto e ela escuta aquela voz, pairando sobre tudo:

          - Fala, Mangueira!

          O vozeirão que cantava o samba enraizava-se no fundo da alma. Era um tronco forte e seguro, que transformava o colorido das fantasias em galhos e folhas de uma copa frondosa e refrescante, onde brotava um fruto negro e exótico: JAMELÃO!

          Sentiu o arrepio que a fez esquecer a dor, a coceira, o calor e a dormência. Enxugou as lágrimas, o coração batendo junto com os instrumentos. Saiu dançando e cantando, que nem pinto no lixo, no meio daquele mar de verde e rosa, fazendo coro com o intérprete maior (puxador não!):

          "Tem xim-xim e acarajé
          Tamborim e samba no pé

          Mangueira vê no céu dos orixás
          O horizonte rosa no verde mar..."

          Se venceria o Carnaval, ninguém sabia, só depois da apuração. Mas, para a vibrante foliã, a Estação Primeira seria, com certeza, a grande Campeã. Foi um rio que passou na vida do Paulinho da Viola e na dela também.

P.S.: Podem chamá-la de velha, gorda e gringa, porém ninguém pode acusá-la de pé-frio. A Mangueira foi a campeã daquele ano de 1 986, com o enredo sobre Dorival Caymmi. Agora é a minha vez (sem voz, por favor!):

          "Mangueira, teu cenário é uma beleza
          Que a natureza criou, ô, ô..."

          "Quando piso em folhas secas
          Caídas de uma mangueira
          Penso na minha escola..."

          "Tem capoeira
          Na Bahia
          Na Mangueira..."

          

11 comentários:

  1. Maluca nada Rê! Sonho é para ser realizado. História muito legal. Adorei. E viva a Mangueiraaaaa! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bjs Lena( esqueci de colocar haha...)

    ResponderExcluir
  3. Bjs Lena( esqueci de comentar haha...)

    ResponderExcluir
  4. É impressionante as pessoas q curtem Carnaval! Tô fora! Mas mana, vc tem um dom pra escrever! Tem q fazer texto pra TV. Mesmo não gostando de Carnaval, o coração apertou. Bjs Marcia

    ResponderExcluir
  5. Oi, prima, olha eu aqui de novo . Que maravilha ! Meu coração bateu no ritmo da história, viu ? E tá certo, sonho foi feito para ser realizado, não importa quando e nem como. Ela correu atrás e venceu ! Admiro pessoas que tem ATITUDE ! Ficção ou realidade, não importa, sua narrativa foi um show !!! ADOREI !!! Beijos e mais beijos . Sua prima , fã e leitora , Andresa .

    ResponderExcluir
  6. Muito boa . Acho que conheço essa foliã. Será quem estou pensando???
    Bjs, Paulinho.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa mesmo, desfilar na Sapucaí pelo menos uma vez na vida deveria ser obrigatório !
      Fiquei emocionada com a história. A sensação ao entrar na avenida com a bateria completa é mesmo inesquecível, felizmente já pude desfrutar disso algumas vezes.
      Rememorei tudo agora.
      Bjs, Cris

      Excluir
  7. Nada como o batuque da bateria que emociona quem mesmo fala que não curte samba, todo mundo deveria ter essa experiência, inclusive eu, que sonho um dia desfilar na avenida! beijo!

    ResponderExcluir
  8. Deu até vontade de desfilar! Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adoramos!!!!!! E, em 2016, a Mangueira ganhou!!!!

    ResponderExcluir