terça-feira, 9 de agosto de 2011

NÃO DEVO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO DE CASA

( As férias escolares acabaram e as aulas e os trabalhos já começaram. Quem não fez, CASTIGO! Antes de criticar os estudantes de hoje, lembrem-se do ontem. Nós todos fomos crianças. )

          Pô, que saco! Tenho que escrever isso cem vezes. A chata da professora, toda semana, passa uma redação para casa. Falei que esqueci e ela me castigou com a cópia, depois da hora. E a minha mãe dá razão, em vez de me apoiar. Duas contra um é covardia!

          NÃO DEVO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO DE CASA.

          Detesto fazer redação. Quando estava no C. A. e na primeira série, por qualquer coisa que eu escrevia, era elogiado. Agora, na quarta série (atualmente, quinto ano), ela quer vírgula, parágrafo, ortografia. Introdução, desenvolvimento e conclusão. Tem que obedecer a um tema. E se eu não tiver nenhuma ideia sobre ele? Perguntei se poderia escrever sobre outro assunto. "Não, não pode!" É só regra, regra e mais regra! Depois, ela pergunta: cadê a criatividade? Assim fica difícil, eu só tenho dez anos.

          NÃO DEVO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO DE CASA.

          Eu sei que tenho dificuldade para escrever porque não gosto de ler. Como que eu vou ler? Não tenho tempo. Além dos deveres de Matemática, Estudos Sociais e Ciências, tenho os de Português, também. E a diversão? Meu pai reclama que, no tempo dele, as crianças liam muito. Mas eles não tinham computador, games e a televisão tinha poucos programas infantis. Para mim, livro bom é livro fino, com muitas figuras. Não sei por que esses escritores escrevem tanto, dá o maior trabalho para o leitor.

          NÃO DEVO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO DE CASA.

          Outro dia, ela passou uma redação, "Fale sobre suas férias". Legais, pronto! Suei para conseguir escrever o mínimo que ela exige, quinze linhas. Não tenho nada para contar. As meninas é que falam demais e escrevem muito. Lembrei que a minha mãe sempre pergunta pro meu pai como foi o dia dele. "Bom.", ele responde. Não entendo, ela fica toda emburrada. E fala, fala...

          NÃO DEVO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO DE CASA.

          Como diz a Tia, escrever serve para contarmos o que acontece, além de mostrar o que pensamos e sentimos. Ah, é? Já sei, farei uma redação contra a redação. Será uma vingança contra todas as professoras de Português. Legal! Mas não sei como começar a introdução. Que argumentos devo usar para fazer o desenvolvimento? Donde se conclui que... Ih, deixa pra lá! É muito complicado. Continuarei com a minha cópia. Já estou escrevendo, né?

          NÃO DEVO ESQUECER DE FAZER O TRABALHO DE CASA.

3 comentários:

  1. Regina, só hoje vim deixar meu comentário da semana . Desculpe mas foi só falta de tempo mesmo. Pq continuo aguardando ansiosa pelos Contos e Descontos da semana.
    Bom, acho que hoje as professoras não mandam mais os alunos fazerem cópia ? Será ?
    Mas eu sei bem o que é isso , viu ?
    E nunca era menos de cem vezes ... ufa !!! Eu ficava doida ! Por qualquer deslize lá vinha a tarefa de copiar e copiar e copiar. A professora de português então, não deixava passar uma palavra escrita errado no ditado.
    Aí era cópia da palavra que escrevíamos errado em várias folhas do caderno, ng merece ! hahaha
    Agora redação sobre férias é que é falta de criatividade. Pq quem viajava tinha coisa prá contar . Quem ficava em, casa ia falar o que ? Não tinha assunto nem para 10 linhas. hahahahaha

    Que Conto gostoso ! Divertido, leve e que nos faz recordar o quanto éramos torturados.
    Beijinhos para vc , querida !
    Andresa

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficou genial,pois vivemos os castigos das cópias! E quem não gostava de ler, fazer redação com certo número de linhas era tortura mesmo!Como me lembro dessas coisas... Ficou muito bom mesmo esse conto! Bjs Lena

    ResponderExcluir
  3. Adorei, dindinha!
    super me identifiquei no "e as meninas falam, falam, falam.." rsrsrsrs..
    Mil beijos!

    ResponderExcluir