sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LUIZ LIMA - Não Caiu Na Rede, Não É Peixe

( Minha atividade física é a natação. Ele é um dos meus ídolos e o eterno "Rei da Praia" . Só um senão: é tricolor. Tudo bem, ninguém é perfeito. )

          Desde que me entendo por gente, quer dizer, por Mar, já vi coisas de que até Deus duvida. Nem dá para citar tudo, pois o espaço teria que ser tão grande quanto eu. Foi um tal de animais de várias espécies, os mais diferentes tipos de embarcações, náufragos que conseguiram se salvar, outros que ficaram comigo, enfim...

          Mas esse rapaz consegue me surpreender. Com mais de 30 anos, o que ele faz, atletas profissionais e amadores também fazem: me atravessar em longas distâncias, nadando. São provas, atualmente incluídas nas Olimpíadas, denominadas Travessias ou Maratonas Aquáticas. O que me impressiona é, além da garra e da habilidade para me superar, o esforço dele para divulgar e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Até curso ele criou, na praia de Copacabana. Aviso aos navegantes: vagas esgotadas no primeiro dia das inscrições!

          Não preciso dizer que é um vitorioso, ou ganha ou está entre os primeiros, no Brasil e no mundo. E, cá entre nós, já o vi chorando porque não venceu. É pentacampeão da famosa Travessia dos Fortes, entre o de Copacabana e o do Leme, e tricampeão da Travessia dos Bravos, das Ilhas Cagarras até a praia de Ipanema. Além de forte, o cara é bravo.

          E é doido também. Sabem da última? O maluco se inspirou na música de outro maluco, o grande Tim Maia, "Do Leme ao Pontal" , e se propôs a fazer o trajeto. Havia momentos em que eu achava que ele desistiria. Realmente, eu assusto com o meu tamanho, além de estar frio e revolto na ocasião. Adivinhem: nadou durante 9 horas e conseguiu. Coisa de louco!

          Esta última talvez seja penúltima. Li, num jornal velho que jogaram em mim, que pretende, em sua próxima façanha, vir de Saquarema até Copacabana. Tem jeito não!

          Depois de competir em piscinas por vários anos, decidiu que sou o adversário a ser vencido. E eu o recebo de braços abertos. Já o reconheço de tanto que cai nas minhas águas. A agilidade de um golfinho, a determinação de um tubarão, a resistência de um marlim. Em seu modo de nadar, braços e pernas são tentáculos, na busca do objetivo de chegar. Cada vez mais longe, cada vez melhor. Com as bênçãos do meu deus Netuno!

6 comentários:

  1. Ler seus Contos e Descontos é uma maravilha, Regina querida !
    E eu nem sabia nada sobre esse cara , esse Luiz Lima "Determinado Destemido e Doido ".
    E como vc consegue de forma tão leve personificar o Mar e nos fazer esse relato... é surpreendente !
    Adoro vir aqui e hoje já encontrei coisa nova.
    Obaaaaaaaaaaaaaaa !!! Continue !!!! Parabéns !
    Vc é muito talentosa .
    Beijos e bom comecinho de semana .

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Dindinha! Que lindo!
    Temos certeza que ele vai amar a homenagem!
    Beijãooooooo

    Ju e Lena

    ResponderExcluir
  3. Oi mana!
    Show de homenagem!
    Parabéns pra você e pro "nosso" incansável "Rei da Praia".
    Bjcas da Marcia

    ResponderExcluir
  4. Regina, eu nunca tinha ouvido a palavra marlim. Gostei do texto. Beijos, Pirralho.

    ResponderExcluir
  5. Adoro personificar a natureza, quando escrevo. E o seu texto ficou delicioso. Poderia ser você ou outra pessoa falando dele, mas o mar que é o seu desafio, passou a ser a testemunha principal da sua história de vida. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Adoro personificar a natureza, quando escrevo. E o seu texto ficou delicioso. Poderia ser você ou outra pessoa falando dele, mas o mar que é o seu desafio, passou a ser a testemunha principal da sua história de vida. Abraços!

    ResponderExcluir