sábado, 13 de novembro de 2010

OS ANTI - PROPAGANDA

( Vocês poderão reconhecer alguém que faz parte da sua vida. Ou, se a carapuça servir... )


          A primeira vez em que eu ouvi falar desses tipos foi há muito tempo ( e bota tempo nisso! ), quando eu estava no antigo ginásio. Era a aula de Educação Física e a professora ordenava a plenos pulmões:

          - Vamos, meninas, mexam-se! Esquerda, direita!

          Olhamos as pernas dela: pareciam dois potes de gelatina com pedaços de frutas, flácidas e cheias de celulite. Foi aí que uma colega virou-se e disse:

          - Ela é um caso típico de anti-propaganda.

          É a pessoa que hoje se pode chamar, também, de propaganda enganosa. Já fui a um cardiologista que me recebeu, no consultório, fumando. Quem não sabe que cigarro faz mal à saúde? Só ele! Num posto de saúde, a nutricionista pesava mais de cem quilos. Vai ver que a dieta dela é "Mais é menos". Vi uma esteticista, em um programa de televisão, com a pele horrorosa, enrugada. Que tal um bom tratamento ( com outra profissional, é claro ) ? Sem falar na psicóloga que, quando se via diante de um problema pessoal, recorria à chantagem emocional, com crises histéricas de choro. E não conseguia resolvê-lo.

          Geralmente, ditam regras e conselhos com a maior autoridade, cheios de moral. Instalam o terror na cabeça dos outros, falando das consequências de atos e hábitos inadequados. E, se alguém reclamar ou argumentar o mau exemplo deles, com certeza dirão:

          - Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Isso é para o seu bem.

          BEM bom mesmo é gravar essas figuras inesquecíveis na nossa memória. Porque, quando se pensar em procurar algum profissional, o subconsciente dirá:

          - Esse não, esquece!

3 comentários:

  1. Adorei esse Conto, Regina !
    Isso acontece mesmo. Na mesma hora me vieram a memória duas pessoas desse tipo. Ng merece, viu ?
    Estou curtindo muito seu blog !!! Vc é demais !
    Beijinhos .

    ResponderExcluir
  2. Sempre encontramos dessas figuras pela vida afora. Excelente conto. Você é dez.

    ResponderExcluir